terça-feira, 6 de outubro de 2015

Dia Mundial da Música - Educ. Teresa Varela


Para celebrar o Dia Mundial da Música participámos e desenvolvemos diversas atividades. Pretendemos a criação de contextos artísticos em ambiente pré-escolar, despertar a curiosidade nos nossos pequenos grandes artistas, sensibilizar para a música clássica, ampliar o conhecimento cultural e artístico e promover o contacto com obras de arte.
Na parte da manhã ouvimos contar a história "Dó e Mi descobrem Beethoven" da Isabel Zambujal e Maria Pedro com o apoio das imagens projetadas no computador. Descobrimos assim este músico e ficamos cheios de curiosidade para ouvir as suas composições. Fomos pesquisar na internet e escolhemos ouvir «Canção para Elise». O instrumento musical utilizado foi o piano. Realizamos então um jogo de mímica: imitar o Beethoven a tocar piano ao som da música.
E como artistas que somos, também produzimos as nossas próprias músicas utilizando copos de vidro com diferentes quantidades de água. Adorámos este jogo!!!
Ao som da «5ª Sinfonia» transformámo-nos em bailarinos e aconteceu um bailado com coreografias bem originais e divertidas!
E como estamos no Outono, a Teca também nos apresentou um novo músico que se chama Vivaldi e que compôs uma música que se chama «As quatro estações. Fomos tentando descobrir cada estação dentro da música. E este compositor serviu-nos de inspiração para irmos pintar. Que bom!
À tarde fomos à Biblioteca Escolar e com a professora Sílvia descobrimos um outro compositor: Mozart. Mais uma vez ao Dó e a Mi levaram-nos por tempos passados cheios de magia e aventuras. No final da história conversámos um pouco sobre Mozart e ouvimos uma das suas composições.
No dia seguinte construímos um instrumento de percussão com caixas de leite, grão de bico, papel autocolante e tintas. E compusemos uma música!!!








Sem comentários:

Enviar um comentário