domingo, 27 de novembro de 2011

Thanksgiving - 24 de Novembro de 2011



A história do THANKSGIVING

O Dia de Acção de Graças actual tem as suas principais origens na história dos Estados Unidos da América. Em 1609, um grupo de Puritanos que fugia da perseguição religiosa em Inglaterra foi viver para a Holanda até que um grupo de investigadores Ingleses, os Mercadores Aventureiros, financiou uma viagem para o Novo Mundo, viagem essa que se iniciou no sul da Inglaterra, em PLYMOUTH.

No dia 6 de Setembro de 1620, num navio chamado MAYFLOWER, 110 Puritanos, agora chamados de Peregrinos (PILGRIMS), chegaram ao Novo Mundo passados 65 dias de viagem. Acomodaram-se num pequeno local que voltaram a chamar de PLYMOUTH e que hoje se encontra no estado de MASSACHUSSETS. O primeiro Inverno dos Peregrinos foi tão intenso que menos de 50 pessoas do grupo conseguiram sobreviver.

No dia 16 de Março de 1621, um Índio WAMPANOAG chamado SAMOSET entrou no povoamento de PLYMOUTH. Saudou os Peregrinos em Inglês e, no dia seguinte, voltou com um outro nativo Norte-Americano chamado SQUANTO, que falava bem Inglês. Com a ajuda de SQUANTO, os Peregrinos conseguiram sobreviver no Novo Mundo. SQUANTO ensinou-os a extrair seiva das árvores, a evitar plantas que eram venenosas e a plantar milho e outros alimentos.

A colheita de Outubro foi muito bem sucedida, em grande parte graças à ajuda dos nativos Norte-Americanos. Os Peregrinos tiveram comida suficiente para o Inverno e tinham aprendido a sobreviver no Novo Mundo. O Governador de PLYMOUTH, WILLIAM BRADFORD, decidiu realizar um banquete de celebração e convidou os vizinhos nativos Norte-Americanos. Os Índios também trouxeram comida e a celebração durou 3 dias.

HOJE EM DIA, O DIA DE ACÇÃO DE GRAÇAS É CELEBRADO NA QUARTA QUINTA-FEIRA DE NOVEMBRO.

Os símbolos mais significativos dessa comemoração são os alimentos que os Americanos consomem no jantar de Acção de Graças. O PERU é imprescindível. Mais de 90% dos Americanos comem PERU nesse dia. Depois do PERU, o prato mais importante na mesa é o MILHO. Os Peregrinos não teriam sobrevivido se os Índios não lhes tivessem mostrado os alimentos nativos. Por isso, o MILHO é o símbolo da SOBREVIVÊNCIA DOS COLONIZADORES, assim como da COLHEITA e do OUTONO.

A PRIMEIRA CELEBRAÇÃO DO THANKSGIVING É UM EXEMPLO DE QUE PODE HAVER GRANDE RESPEITO E COLABORAÇÃO ENTRE DUAS CULTURAS DIFERENTES.

Sem comentários:

Enviar um comentário