quarta-feira, 30 de março de 2011

Clive Staples Lewis, na última semana do Mês da Leitura



Clive Staples Lewis

Local/data de nascimento: Irlanda do Norte, Belfast, 29/11/1898
Local/data de morte: Inglaterra, Oxford, 22/11/1963 (64 anos)
Crescendo rodeado de livros, graças à biblioteca particular da sua família, desenvolveu uma grande imaginação e criatividade. Sempre se refugiou nos livros sobretudo após a morte da mãe (Florence A. H. Lewis), quando tinha apenas 10 anos. Na adolescência começa a interessar-se pela mitologia nórdica ao conhecer a obra do compositor Richard Wagner.
Estudou em Inglaterra tendo frequentado a Universidade de Oxford. Aquando da Primeira Guerra Mundial, interrompeu os estudos para nela participar. Homem de palavra, veio a cumprir mais tarde uma promessa feita a um amigo soldado irlandês, Paddy Moore: tendo este morrido, na guerra, Lewis procurou como prometido a triste mãe do amigo, apoiando-a até à morte, ciente de que o mesmo teria feito o seu amigo se tivesse sido Lewis a morrer.
Foi professor de Literatura Medieval e Renascentista na Universidade de Cambridge e na Magdalen College, em Boston. Foi muito respeitado como professor e como escritor. O seu livro “A Alegoria do Amor: um Estudo da tradição Medieval”, publicado em 1936, foi considerado um dos seus mais importantes trabalhos. Conheceu escritores famosos como: Tolkien, T.S. Eliot, G.K. Chesterton e Owen Barfield.
Abandonou a fé cristã a dada altura da sua vida, mas dedicou-se depois a defendê-la, tendo sido clérigo na Igreja Anglicana. Foi chamado até de "Elvis Presley evangélico" devido à sua popularidade.
Durante a Segunda Guerra Mundial, popularizou-se pelas suas palestras transmitidas pela rádio.
As suas obras estão traduzidas em mais de 30 línguas. Escreveu livros sobre cultura medieval, espaço, religião e ainda poesia e narrativa infanto-juvenil.

 



Como é sabido de muitos, temos, na nossa biblioteca, várias obras do escritor. São também vários os leitores apaixonados pelos livros das Crónicas de Nárnia.

Sem comentários:

Enviar um comentário