sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
CNL - 2017
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
Entrega de prémios - Concurso/Exposição Pinheiros de Natal
Já apurámos os Pinheirinhos de Natal vencedores. A votação foi realizada na biblioteca escolar pelos seus utilizadores.Todos os participantes estão de parabéns! Todos os pinheiros apresentados para exposição foram realizados com o reaproveitamento de materiais.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
Desafio: Provérbio do mês
O provérbio da semana é um desafio que promove a cultura e a sabedoria popular portuguesa. Todos os meses são muitos os alunos que participam nesta rubrica. O nome dos vencedores deste mês já está afixado na biblioteca!
Leitora do mês de novembro
«A leitura está na moda!»
Este mês a leitora com mais títulos requisitados foi a aluna do 6º ano, Leonor Rey.
A Leonor vai participar no «Projeto Leituras que Unem», projeto do PNL, a que nos candidatámos com o principal objetivo de incrementar a literacia da leitura, dos media e da informação.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
«Miúdos a votos: Quais os livros mais fixes?»
A Biblioteca Escolar de Salir, inscreveu a escola na iniciativa «Miúdos a votos: Quais os livros mais fixes?». Os alunos ficaram muito entusiasmados e criaram imediatamente expetativas em relação a este projeto. dinamizada pela Visão Júnior, a RBE, a Comissão Nacional de Eleições, o PNL e a Pordata.
Ao longo desta manhã de segunda-feira, os alunos do 1º ciclo foram passando pela biblioteca escolar e apresentaram a candidatura dos seus livros preferidos.
Aguardamos a fase seguinte!
EB1/JI de Cortelha na BE de Salir
Na passada sexta-feira, as docentes do 1º ciclo e do pré-escolar itinerante da Escola EB1/JI da Cortelha trouxeram os seu alunos à Biblioteca Escolar de Salir. Aqui a professora leu a história: «Ninguém dá prendas ao Pai Natal», após o reconto da história, os alunos foram buscar livros à estante e fizeram uns minutos de leitura.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
Dia Mundial da Sida
A Professora Helena Barbosa, disponibilizou algum material alusivo ao Dia Mundial da Sida, para expor na biblioteca e oferecer aos utilizadores. A prevenção é fundamental!
A palavra SIDA significa Síndroma da Imunodeficiência Adquirida, quando a deficiência se situa ao nível do sistema imunitária, as defesas do corpo ficam reduzidas o que pode levar ao desenvolvimento de doenças grave e mesmo à morte.
Uma Infeção pelo VIH/SIDA não pode ser curada, no entanto, graças ao melhoramento das
terapias médicas, existem fortes possibilidades que uma deficiência imunitária já adquirida fique latente. Em alguns casos o progresso médico levou a um aumento bastante considerável da esperança de vida (conferir terapias combinadas). Uma infeção pelo VIH é e continua a ser, no entanto, uma doença mortal.
O VIH pode ser transmitido de indivíduo para indivíduo através de relações sexuais não protegidas, troca de seringas e agulhas aquando o consumo de drogas por via endovenosa e de mãe para filho durante a gravidez, no momento do nascimento e durante o aleitamento.
Afonso Dias - «40 anos da Constituição- a Liberdade na Lei»
Afonso Dias esteve no dia 7 de dezembro na Biblioteca Escolar de Salir. Desta vez o tema foi: «40 anos de Constituição - a Liberdade na Lei». Afonso falou sobre o direito a voto ao longo dos tempos, durante o regime monárquico e o republicano. As mulheres estavam impedidas de votar, salvo muito raras exceções e apenas homens com poder económico ou com estudos superiores o podiam fazer também. Muito diferente do acontece atualmente. Falou também do seu receio em relação ao desinteresse dos jovens pela política, do conformismo e respondeu a questões colocadas pelos alunos do 9º ano. Ao abordar a Constituição da República Portuguesa, revista em 2005 e os direito e deveres nela assegurados, destacou o artigo 13º - Princípio da Igualdade - 1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.
Os docentes Serafim Moreira e Helena Ferreira acompanharam os alunos do 9ºA e do 9ºB durante esta sessão informativa.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência celebra-se no dia 3 de dezembro, este ano celebrou-se no passado domingo.
No âmbito da sensibilização para os temas relacionados com as deficiências humanas, a professora Cláudia Alexandre, juntamente com a professora Helena Barbosa e o grupo de Educação Especial da Escola Básica Professor Sebastião Teixeira convidaram Filipe Nascimento para uma sessão informativa.
Filipe Nascimento tem 40 anos e há 17 anos sofreu um acidente muito grave durante a prova de Motocross da Cortelha, que o deixou paraplégico. Não rendido às dificuldades em habituar-se a uma nova vida, com algumas limitações, utilizou os conhecimento adquiridos através da frequência do Curso de Engenharia Mecânica, para fazer as adaptações necessárias aos equipamentos que utiliza no dia a dia. Apesar da deficiência Filipe consegue ser autónomo. Desloca-se numa motorizada adaptada por si, pois as motas e os desportos radicais são a sua paixão.
A Fundação Salvador proporcionou-lhe a realização de um sonho, ele escolheu fazer mergulho nas Berlengas.
O testemunho deste jovem foi muito importante, pois transmitiu que a pessoa com deficiência pode ser auto suficiente .
Subscrever:
Mensagens (Atom)