segunda-feira, 11 de maio de 2015

A árvore generosa de Shel Silverstein

A professora Sandra Brandão propôs aos alunos a ilustração do conto:«A árvore generosa».

De que cor são os beijos?

Os alunos da Educadora Teresa ilustraram beijos de várias cores.

André Letria


André Letria nasceu em Lisboa, em 1973. Frequentou o curso de Pintura da Faculdade de Belas Artes de Lisboa. 
Trabalha como ilustrador desde 1992, ilustrando regularmente livros para crianças e colaborando com diversas publicações periódicas. Ganhou diversos prémios donde se destacam o Prémio Nacional de Ilustração, em 2000; o Prémio Gulbenkian, em 2004; ou um Award of Exellence for Illustration, atribuído pela Society for News Design (EUA). Está publicado em diversos países, como EUA, Inglaterra, Espanha ou Turquia.
Participou em exposições na área da ilustração infantil, como a Bienal de Bratislava, em 1995 e 2005; Bolonha, em 2002; Sarmede, em 1999, ou Ilustrarte, em 2003, 2005 (Menção Especial) e 2009. Está incluído na secção “Children’s Books” da edição de 2009 do anuário de ilustração3x3, tendo ganho uma “Silver Medal” com uma das séries apresentadas. Trabalhou como cenógrafo para a Companhia Teatral do Chiado, de 2000 a 2005. Realizou a curta metragem Zé Pimpão, o «Acelera», baseada no livro com o mesmo nome, de José Jorge Letria, com a qual ganhou o prémio Melhor Filme Português no Festival Animatu 2007.
Realizou e escreveu a série de animação Foxy & Meg, baseada numa coleção de livros e personagens com o mesmo nome. Criou e co-organiza o Farol de Sonhos – Encontro sobre o Livro e o Imaginário Infantil.


 http://www.presenca.pt/autor/andre-letria/ 

No dia 7 de maio recebemos o grande ilustrador André Letria na nossa biblioteca escolar. 

quarta-feira, 6 de maio de 2015

«A ovelhinha preta» de Elizabeth Shaw

Os alunos do 1º ano da Escola EB1/Ji  da Tôr ouviram a história «A ovelhinha preta» de Elizabeth Shaw. Depois de refletirem sobre o significado de ser diferente e ser igual, e sobre a importância de, por vezes, sermos como a ovelhinha preta, os alunos elaboraram um cartaz com ovelhinhas criadas a partir do contorno da mão.