quarta-feira, 23 de março de 2016

Páscoa no Jardim de Infância





No Jardim de Infância de Salir a Pácoa e o Dia do Pai, foram ambos comemorados no mesmo dia. As educadoras convidaram os pais a vir à escola e a participar em atividades juntamente com os filhos. Primeiramente os pais receberam os presentes elaborados pelas crianças, sob a orientação das educadoras. A seguir foram participar na caça ao ovo, que decorreu em todo o recinto escolar. 
Foi uma manhã muito animada, em que os pais e os filhos se divertiram juntos, em contexto escolar.


Páscoa - Jardim de Infância - Sala B



















A convite da Educadora Paula Cavaco, tivemos a mãe do Alexandre a ensinar as crianças da Sala B a confecionar bolachinhas de manteiga. Todos os alunos colaboraram, nas etapas da receita. Por fim, com formas relacionadas com a Páscoa, modelaram a massa. Foi uma manhã muito animada em que houve partilha de saberes e experiências. O Alexandre contou com a presença da sua mãe e do irmão, o que tornou esta manhã especial.





quinta-feira, 17 de março de 2016

Torneio de Xadrez e de Damas

 

O Professor Ricardo Jordão, organizou mais uma vez um torneio de final de período de Damas e de Xadrez. Houve participantes do 2º e 3º ciclos e saíram vencedores, os seguintes alunos:

2º ciclo 
Torneio de Damas:
1º lugar - Leonor Rey
2º lugar - Inês
3ºlugar - Jéssica

Torneio de Xadrez:
1º lugar - Fernando Gião
2º lugar - Leonor Rey
3º lugar - Alex

3º ciclo

Torneio de Damas:
1º lugar - Tiago
2º lugar - Francisco
3º lugar - Sara

Torneio de Xadrez:
1º lugar - Tiago Sousa
2º lugar - Tomás Martins
3º lugar - Diogo Sousa

Supertmatik - fase de escola


 
 



Ontem, decorreu, no centro de aprendizagem, o Concurso Supertmatik - fase de escola. Ficaram apurados os alunos:

5.º Ano
1.º José Maria Mogo Martins,  Turma: A Nacionalidade Portuguesa.
2.º Rafaela Inácio Martins Ramos, Turma: A – Nacionalidade: Portuguesa.

6.º Ano
1.º  Érica Viegas Lourenço, Turma: B – Nacionalidade: Portuguesa
2.º - Milo Joseph Payne Clucas, Turma: A – Nacionalidade: Irlandesa
7.º Ano
1.º Rafael Maria Cavaco Guerra, Turma: B – Nacionalidade: Portuguesa
2.º - Diogo Miguel Sousa Lopes, Turma: C  Nacionalidade: Portuguesa

8.º Ano
1.º Ruben Emanuel Cruz Santos, Turma: A – Nacionalidade: Portuguesa
2.º Alexandre Faísca Coelho, Turma: A – Nacionalidade: Portuguesa

Os professores de matemática do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, Andreia Filipe, Frederico Escada, Idalécia Lourenço, Isabel Gama  e Paula Manuel trataram da organização desta atividade.
·     



«Livros na Passerelle»

Hoje, as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizaram um desfile de histórias, lengalengas e poemas, autores portugueses, como António Torrado, Luísa Ducla Soares, Fernando Pessoa e Florbela Espanca foram aqui apresentados.
O Diogo Sousa do 3º ciclo, cantou na abertura deste evento. Alguns familiares vieram participar nesta simples comemoração do livro e da leitura.
Os alunos do 3º ciclo Mariana Martins, Mariana Cavaco, Diogo Sousa e Inês Guerreiro colaboraram em toda a preparação deste evento, desde a preparação da sala, à seleção da música e à apresentação. A Biblioteca Escolar agradece aos docentes o envolvimento na preparação dos seus alunos e aos familiares que tiraram algum do seu tempo  para vir à escola. Todos estão de parabéns!


segunda-feira, 14 de março de 2016

Semana da Leitura 2016

Este ano o tema aglutinador da semana da leitura é «Elos de leitura». Com base nesse tema a professora Helena Monteiro desenvolveu o projeto de construção de uma faixa com a colaboração de alunos do 3º ciclo.
Ficou muito bonita a nossa faixa!


«Pais aLer+»

«Pais aLer+»
A mãe Patrícia Pinto veio à biblioteca escolar contar a história do «Pirilampo Mágico» ilustrado por Raquel Pinheiro. Contou a história utilizando alguns adereços que preparou para o efeito. Foi mais um momento especial, desta vez foi o Apolo, o príncipe da Hora do Conto, este ajudou a apresentar o livro cheio de surpresas, que deixou as crianças muito entusiasmadas. Mais uma vez o convite foi feito pela Educadora Teresa que tem colaborado assiduamente com a Biblioteca Escolar de Salir, contribuindo para a consecução de alguns dos nossos projetos, neste caso, Partilha de Leituras.



quarta-feira, 2 de março de 2016

«Pais aLer+»

«


«Pais aLer+»


 A mãe Patrícia veio contribuir para a promoção da leitura junto dos mais novos. Primeiramente apresentou um livro cheio de surpresas que deixou as crianças muito entusiasmadas. Posteriormente contou a história «O ratinho marinheiro» de Luísa Ducla Soares. Este ratinho que se aventurou no mar com um barquinho feito de casca de noz, vem reforçar que tudo o que desejamos pode acontecer basta deitarmos mão à obra.
 Foi um dia muito especial, mais uma vez o convite foi feito pela Educadora Teresa que tem colaborado assiduamente com a Biblioteca Escolar de Salir, contribuindo para a consecução de alguns dos nossos objetivos.

terça-feira, 1 de março de 2016

Semana da Leitura 2016


A Semana da Leitura, este ano, tem como tema Elos de Leitura e decorrerá entre os dias 14 e 18 do mês de março. Esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura que já vai na sua 10ª edição, tem como objetivo principal que as escolas promovam o livro e a leitura, de uma forma festiva, envolvendo as suas comunidades educativas. Com o tema Elos de Leitura pretende-se evidenciar a universalidade da leitura e criar momentos de reflexão em torno de questões tão atuais como a globalização e o entendimento entre os povos. Temos delineadas algumas propostas de atividades extensivas aos vários ciclos:

  •  «Ás da leitura»,
  •  «O Estendal da Poesia»,
  •  «Livros na Passerelle»,
  •  «Leituras da Caneca»,
  •  «Oficina de marcadores»,
  •  «Corrente de Leitura»,
  •  «Pais aLer+ em vários locais».
A par com estas atividades propostas, temos também atividades de turma que divulgaremos posteriormente (teatros, dramatização, declamação de poemas, coreografias e outras).